quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Apresentações

Eu, sinceramente, nunca soube começar uma apresentação, principalmente sobre mim. Se você parar para pensar, é algo muito complexo para ser feito de improviso.  Você vai pegar sua história, sua personalidade, suas características, seus acertos e defeitos para tentar resumir toda sua vida de uma forma que a pessoa não te ache entediante, mas também não te ache um egocêntrico que fala pelos cotovelos.

Conseguir se apresentar sem ter um ataque cardíaco devia ser considerado um dom (e uma prova de No Limite). Eu ainda me lembra de quando eu entrava em um colégio novo e tinha aquele fatídico dia, aonde você tinha que se apresentar para turma: o 1° dia de aula.
-Maternal: Tá, okay, não lembro desse dia, mas não deve ter sido uma boa apresentação também.
-Alfabetização: “É… oi, pessoal, eu me chamo OJ, tenho X anos e vim da escola Y”
-2° série: “Eae, meu nome é OJ e eu gosto de esportes radicais”
-5° série: “Meu nome é OJ e tenho X anos”

Pessoal”… PESSOAL. Eu obviamente era fadado a ser a criança que sofreria bullying naquele colégio. Não que o termo “bullying” já tivesse chegado ao Brasil, na época era chamado apenas de “brincadeira de criança” (Eu odiava aquelas brincadeiras. Principalmente, quando envolvia cola na minha cadeira.)
Obs: Era óbvio que o lance de esportes radicais era mentira. Eu devia só tá querendo um pouco de atenção, mas acabei praticando um esporte SUPER HIPER MEGA radical: Patins. Porém, o meu não era profissional e tinha umas luzinhas que brilhavam quando eu andava.
Bom, como podem ter percebido, eu tenho uma certa dificuldade em focar em um só assunto, mas relaxem, não tenho deficit (Não comprovadamente, mas duvido que eu tenha mesmo). Falávamos de apresentações, né ?! Será que uma boa apresentação é igual os trabalhos em slide?!
Oi, eu sou o aluno OJ e vamos falar sobre o Alfabeto. Separamos o trabalho em tópicos: Quem o criou? Quando? Como ele chegou até nós ? Que mudanças sofreu?
Se fosse assim, seria estranho, muito estranho MESMO:
“Oi, eu sou OJ e vou falar um pouco sobre mim. Separei em tópicos: Quem me criou ? Quando fui concebido? Como cheguei até aqui? Que mudanças sofri?”
Poderia até ser um pouco engraçado, mas não deixaria de ser estranho.
Geralmente, quando eu me apresento, sempre digo a palavra “tímido”, mas quem me conhece nunca usa essa palavra para me descrever. Eu tenho uma pequena teoria que diz que serei tímido em tudo que eu começar, mas depois de um tempo, depois de ganhar intimidade, vou me soltando naturalmente. Então quero deixar claro que se eu começar a me soltar com você, não me responsabilizo por qualquer vergonha que eu faça você passar, afinal, se temos intimidade pra isso, tecnicamente, a culpa é sua.
Essas palavras aleatórias que eu escrevi até agora já podem ser consideradas como uma apresentação ?! Ou vocês estavam esperando algo mais…formal?!

Porque, se é assim…
Oi, meu nome é OJ, nasci em 1999, sou sagitariano, mas não acredito muito em signos. Amo Glee, amo SU, amo Sucker Punch, amo Cry Baby e se vocês deixarem, é capaz de eu continuar enchendo vocês com informações desnecessárias.

Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário